Objetivo:
O Madeira Safe to Discover visa permitir a quem nos visita descobrir as ilhas da Madeira e de Porto Santo de uma forma mais segura, agradável e ter acesso a mais de 80 experiências gratuitas e informações exclusivas, como:
• Detalhes de atrações locais e qual a melhor hora para visitar cada uma;
• Um mapa onde poderá encontrar as nossas principais atrações turísticas;
• Um trip planner para que possa organizar a sua viagem de uma forma mais fácil.
Descrição:
Desde o início da pandemia que o Arquipélago da Madeira adotou um conjunto de medidas preventivas, de forma a combater a evolução epidemiológica na região e está empenhado em posicionar-se como um destino seguro e está a trabalhar em conjunto com a SGS, empresa mundialmente líder em certificação, para garantir as melhores práticas em todo o Arquipélago a fim de minimizar o risco de ressurgimento da Covid-19. O processo de certificação está disponível para todas as empresas no setor do turismo, sendo facilmente identificável pelo logótipo, sob a alçada “MADEIRA SAFE TO DISCOVER”. A maioria das empresas locais está também a adotar o selo “CLEAN & SAFE”, criado pela VisitPortugal.
Adicionalmente, as autoridades locais requerem que todos os passageiros, realizem o teste à covid-19. O mesmo pode ser feito na chegada ao aeroporto da Madeira ou no local de origem desde que realizado 72 horas antes do embarque.
Todas as iniciativas acima referidas sustentam os esforços do Arquipélago para se assumir inequivocamente como um destino turístico seguro para todos os seus visitantes.
VIAGENS PARA MADEIRA E PORTO SANTO
Desde o dia 1 de julho de 2020, a Madeira e o Porto Santo encontram-se totalmente abertos aos viajantes internacionais. Para garantir a segurança quer dos turistas quer dos residentes, desenvolvemos um plano atuação:
1. É recomendado que todos os passageiros sejam testados nas 72 horas antes da partida.
2. Os passageiros que não tenham sido testados farão um teste gratuito à chegada ao aeroporto.
3. Todos os passageiros, sejam cidadãos portugueses ou estrangeiros, com viagens programadas para o arquipélago da Madeira, podem realizar testes PCR (Polimerase Chain Reaction) à COVID-19, sem custos, em várias cidades do país.
4. Todos os passageiros que cheguem à região têm direito à realização de um teste PCR gratuito, caso não usufruam do teste à chegada é-lhes permitido fazer o teste à partida (PCR OU ANTIGÉNIO).
Procedimento, para realizar o teste gratuitamente no regresso ao seu país de origem:
o Registo no MadeiraSafe;
o Submissão do teste PCR, com resultado negativo, realizado na origem;
o Validação do teste apresentado – pelas autoridades competentes;
o Após a validação, é acionado um questionário automático com as seguintes questões:
o No regresso ao seu país de origem necessita de teste à Covid-19? SIM/NÃO
o Se sim, que tipo de teste?
o PCR
o Rápido de antigénio
o É também questionado a data de regresso ao país de origem;
o Madeira Safe gera uma marcação automática do teste, tendo em conta a data de regresso do passageiro – a mensagem é rececionada pelo passageiro via email;
o No caso da Madeira, o agendamento é feito para o Hospital Dr. Nélio Mendonça;
o No caso do Porto Santo, o agendamento é feito para o centro de saúde do Porto Santo;
o No fim o passageiro recebe no seu email, o documento oficial com o resultado do seu teste.