Um dos desafios premanentes para o turismo é a gestão da sobrecarga, acontecendo alguns pontos de interesse terem visitantes de grande número, diminuindo a qualidade da experiência a cada turista e degradando o ponto turístico. Uma tarefa importante é conseguir obter um número bastante aproximado de pessoas em cada local e cada
momento, permitindo detalhar a frequência de acesso aos espaços e as tendências que possam existir na sua visita.

O objetivo desta tarefa é, usando uma solução de Internet of Things (loT), conseguir, de forma não intrusiva e mantendo o anonimato dos visitantes, contar as pessoas presentes num dado espaço turístico através de câmaras e algoritmos open-source de contagem de pessoas. Como exemplo, o hardware sugerido é um mini-computador (e outros componentes necessários, como câmara 720p) que suporte as funções indicadas. O equipamento deve estar protegido numa caixa que garanta a sua utilização em ambiente de exterior.

Os resultados desta contagem devem poder ser consultados numa plataforma web privada, mas possível de colocar pública no futuro, permitindo ter uma perceção clara da evolução da ocupação do espaço ao longo do tempo. A plataforma deve suportar a inclusão de vários pontos de contagem.

Outupts:
• Um protótipo completo e funcional de um equipamento para a contagem de pessoas;
• Uma plataforma web para a consulta dos dados