Objetivo:
É um projeto de I&D em Realidade Virtual (RV) e Search Engine Marketing Optimization (SEO) para a Indústria do Turismo, visa criar um serviço inovador para hotéis, permitindo que o seu site mostre melhor a sua oferta através da experiência RV. Os hotéis poderão assim aumentar o número de hóspedes, obter mais reservas diretas e reduzir a dependência do seu negócio em Online Travel Agents. O projeto VRSEO tem como objetivo central criar um serviço baseado em VR com modelo de receita Cost-Per-Click, associada a reservas nos sites de hotéis. O modelo de negócio Cost-per-click permite-nos vender o nosso produto virtualmente a todas as unidades hoteleiras a nível global, cobrando uma subscrição cujo custo está indexado ao negócio que a VDroom faz chegar ao cliente.
Realizando o projeto VRSEO, a VDroom-Europe irá atingir esse objetivo central, implementando as seguintes ações:
• Desenvolver um serviço automatizado, templates e APIs para hotéis criarem facilmente sites em VR.
• Desenvolver algoritmos para processamento e compressão de imagem que possam garantir a melhor UX, apropriado para câmaras IoT.
• Criar assistente virtual inteligente com Machine Learning e Inteligência Artificial.
• Investigar técnicas para serviços de Search Engine Marketing.
• Desenvolver tecnologia para Search Engine Optimization.
• Criar um Marketplace para serviços de fotografia VR / 360º, dotado de quality checking automática e validação de imagem (para os fotógrafos).
• Definir um roadmap I&D de longo prazo para evolução da tecnologia VDroom.
• Criar um centro de I&D para criar produtos e serviços no Madeira Living Lab em conjunto com o SRDITI.
• Executar testes com utilizadores do sector da hotelaria na Madeira como palco internacional de toda a tecnologia VDroom.
Descrição:
A VDroom-Europe, Unipessoal, Lda (ZFM), é uma startup criada em 2018 na Ilha da Madeira, como spin-off de uma empresa israelita, a VDroom Ltd. A realidade atual do mercado de reservas é a substituição das agências tradicionais por OTAs, e estes a esmagarem margens dos hotéis. Os hotéis não conseguem gerir a sua imagem e proposta de valor online porque os motores de pesquisa genéricos não privilegiam as melhores imagens dos hotéis e contribuem para a diminuição das margens de lucro, perda de identidade da sua marca, incapacidade de controlar a classificação nos mecanismos de pesquisa (TripAdvisor, etc.) e o aumento dos custos de marketing.
A oferta de tecnologia VR está aquém de resolver estes problemas dos hotéis. As soluções VR no mercado requerem instalação de SW da parte do utilizador (aplicativo web ou app) e não oferecem a possibilidade de fazer reservas diretas. Não têm SEO como finalidade, logo não geram novas reservas para os hotéis, e não há impacto positivo nas taxas de conversão. Servem para “showcasing” pontual, representam avultados custos de desenvolvimento TI, e não acrescentam mais-valia ao negócio.
O VDroom está a redefinir o Padrão de Realidade Virtual no sector hoteleiro. A empresa desenvolveu um conceito tecnológico inovador que permite a hotéis desenvolverem sites com Realidade Virtual, com mínimo de esforço. Está comprovado que a tecnologia VR proporciona a melhor experiência ao utilizador que esteja a pesquisar um hotel e aumenta as taxas de conversão. A VDroom-Europe trata da recolha de imagens nas instalações do hotel, a construção automática do site VR, e a sua ligação aos principais motores de reservas online. A nossa tecnologia e modelo de serviço não tem concorrente à altura para satisfazer as necessidades dos hotéis que buscam adicionar experiências VR aos seus sites.
Para o cliente do mercado da hotelaria o VDroom vai representar:
• Maior quantidade de tráfego no site do cliente;
• Ranking mais elevado nos motores de busca (SEO);
• Aumento do tempo que o cliente passa a consultar o site;
• Melhor experiência do utilizador para mais “user engagement”;
• Aumento das taxas de conversão (por exemplo reserva de um quarto feita diretamente no site).