Objectivo:
Este projeto tem como objetivo estudar e analizar o comportamento das empresas e dos turistas no dominio digital, potenciando a capacidade de resposta do tecido empresarial regional do cluster do Turismo constante na estratégia RIS3 Açores. Irá permitir desenvolver novas abordagens metodológicas de tratamento de big data no turismo, monitorizar a evolução dos comportamentos de compra e a utilização dos meios digitais por parte dos turistas e avaliar e otimizar a atuação das empresas regionais. Prevê a realização de workshops com especialistas internacionais, uma plataforma online de divulgação de informação, bem como a publicação de artigos científicos e teses de doutoramento e de mestrado relacionadas com o projeto. Aumentar a Produção Científica de Qualidade e Orientada para a Especialização Inteligente.
Descrição:
Este projeto desenvolve um modelo de avaliação e acompanhamento do turismo 3.0., aplicado aos Açores. Compreende a aplicação de técnicas inovadoras de tratamento de big data na social media, avaliando a atividade das empresas e dos turistas. Prevê a criação de bases de dados, realização de inquéritos, sistematização e disponibilização de informação, formação e identificação de fatores críticos de desenvolvimento, com aplicação dos modelos STAR e DINESERV3.0., facultando às empresas regionais uma ferramenta de apoio.
Resultados:
No decorrer dos três anos, o projeto SMART TOURISM pretende alcançar os seguintes objetivos:
• Maximização das sinergias entre os diferentes stakeholders do setor do turismo;
• Organização de seminários, conferências e workshops;
• Dinamização de processos de transferência de conhecimento entre a academia e as empresas;
• Publicação de livro e artigos em revistas internacionais e nacionais;
• Apresentações e comunicações em encontros científicos internacionais e nacionais;
• Promoção e desenvolvimento de teses de Doutoramento e Mestrado;
• Incentivo ao surgimento de aplicações computacionais.