Objetivo:
O projeto GPS Açores tem como objetivo preencher uma lacuna de conhecimento relativa aos potenciais e atuais usos do espaço marítimo; os conflitos “usos-usos” e “usos-ambiente”, e sobre Cenários de Desenvolvimento Sustentável para o Ordenamento do Espaço Marítimo. Focando-se no Arquipélago dos Açores e no Norte do Atlântico, o projeto irá:
• Providenciar um diagnóstico detalhado da governança marítima, bem como do seu enquadramento político e jurídico no Atlântico Norte;
• Desenvolver uma primeira abordagem onde serão identificados os componentes espaciais da governança marítima;
• Identificar os usos, conflitos e possíveis cenários de desenvolvimento do Ordenamento do Espaço Marítimo para os Açores;
• Aumentar a Produção Científica de Qualidade e Orientada para a Especialização Inteligente.
Considerando a Política Marítima Integrada (PMI) implementada pela Comissão Europeia, os trabalhos serão integrados a fim de:
• Definir e estabelecer cenários marítimos geopolíticos, considerados de interesse estratégico;
• Desenvolver uma plataforma de informação para auxílio na Política Marítima através de: Map Viewer Platform. A determinação de cenários marítimos geopolíticos é uma ferramenta que oferece visibilidade a um território (o oceano) onde as ações políticas operam com alto valor estratégico. A construção de cenários será alcançada através do método da lógica intuitiva, que provou ser adequado para aplicação em cenários estratégicos e políticos.
Descrição:
O crescente aumento do número de actividades humanas sobre o espaço marítimo resulta em vários impactes, tais como perda de biodiversidade, diminuição de abundância de espécies e poluição, e ainda, outras possíveis consequências que necessitam de ser combatidas através da implementação de ações coordenadas e sustentadas, por forma, e em conjunto, melhorar a saúde dos oceanos.
Resultados:
Criação de Map Viewer Platform e Website.