Objetivo:
Aumentar a produção científica de qualidade e orientada para a especialização inteligente. Este projeto contribui para a promoção do turismo nos Açores, através da valorização da gastronomia e da produção vinícola regional.
Descrição:
O património gastronómico regional, constituinte intangível do património cultural, tem demonstrado ser uma fonte de diferenciação e base de iniciativas de valorização da oferta turística dos destinos. Vincadamente reflexo da cultura local, a herança gastronómica e vinícola dos Açores pode constituir um fator de diferenciação e valorização da oferta do destino Açores, interligando a produção dos setores primários e secundários com as tradições, numa combinação única de experiências sensoriais e racionais, distintas em cada uma das nove ilhas que potenciem o desenvolvimento de uma estratégia de turismo sustentável no arquipélago.
Resultados:
São objetivos do projeto contribuir para a:
• A elaboração de uma carta gastronómica insular, com base em recolhas que descodifiquem os históricos consumos alimentares do arquipélago;
• A criação de uma base de dados de produtos (em diálogo com os setores primário e secundário), com a disponibilização de informação georreferenciada (origem, viagem e historial dos produtos típicos);
• A divulgação dos modos de confeção (tradicionais e atuais) articulados com um perfil de receitas tradicionais inspiradas no património cultural açoriano;
• A promoção de equipamentos culturais da RAA que possuem e/ou apresentam elementos de cariz gastronómico e vinícola (museus de vinho; museus etnográficos; adegas regionais…)
• A otimização do turismo nos Açores com uma oferta cultural baseada na autenticidade e cientificidade do receituário tradicional, valorizando a experiência gastronómica como elemento atrativo do arquipélago;
• A realização de workshops com especialistas nacionais e internacionais, a participação em conferências e congressos nacionais e internacionais e a publicação de artigos científicos e teses de doutoramento e de mestrado;
• A construção de um menu georreferenciado sobre cada produto e receita por concelho ou ilha, segundo se justifique, e a criação de um “caderno de receitas” digital que agregue os produtos regionais (valorização da marca Açores), as técnicas de confeção e de transformação e todo o respetivo enquadramento patrimonial, a ser disponibilizado através de canais eletrónicos.