Projeto: Virtual Reality PROTOtype: the geological history of “Pedra-que-pica”
Objetivo:
Aumentar a Produção Científica de Qualidade e Orientada para a Especialização Inteligente. Este projeto multidisciplinar potência a investigação científica em SMA, transformando o conhecimento adquirido em valor económico através da produção de conteúdos turísticos inovadores. Enquadra-se nos eixos 1,3,6,8,10,11 do PO AÇORES 2014-2020 e insere-se na Estratégia de Investigação e Inovação da Especialização Inteligente da Região Autónoma dos Açores–RIS3 AÇORES, concorrendo a financiamento num dos eixos prioritários: o Turismo. Está de acordo com as diretrizes do Plano Estratégico e de Marketing do Turismo dos Açores e propõe-se contribuir para que SMA seja um destino de excelência para o turismo de Natureza, promovendo:
1. a ilha através de um Protótipo de Realidade Virtual que será cedido à “Casa dos Fósseis”;
2. a “Rota dos Fósseis”, permitindo o uso turístico sustentável do valioso património geológico/paleontológico e biológico que diferencia esta ilha das restantes
3. expedições de campo a Santa Maria para obter novos dados de distribuição de espécies fósseis.
Descrição:
Para além de todo o conhecimento científico que resultará deste projeto, o objetivo principal é a construção de um Protótipo de Realidade Virtual que contará a história geológica da jazida de relevância internacional da Pedra-que-pica, localizada na ilha de Santa Maria. O protótipo de aplicativo de computador de realidade virtual envolve uma sequência de subtarefas, a saber:
1) uma pesquisa inicial da modelagem 3D com tecnologia de Aerofotogrametria (obtida através de drones) e tratamento de conversão de pontos Cloud para FBX;
2) Desenvolvimento do projeto de Realidade Virtual do afloramento da Pedra-que-pica envolvendo: a) Criação de bilíngue de gráficos de movimento; b) Modelação 3D; c) Texturização; d) iluminação; e) animação; f) renderização; g) composição;
3) Criação de filmes em 360° envolvendo a) Edição; b) renderização;
4) Criação de um Aplicativo de navegação para desktop, com conversão de polígonos e texturas + APP. Esta aplicação para computador será projetado para ser amigável e consistirá em óculos (rift-glasses) ligados a um computador, permitindo uma imersão total na realidade virtual 3D do usuário, permitindo que ele assista e interaja com os 4 milhões de anos de História da “Pedra-que-pica”. A sua portabilidade permite a sua utilização nas escolas açorianas, caso o Governo Regional considere a ideia interessante.
Resultados:
Vão obter-se os seguintes resultados:
1. É usado o conhecimento da geologia, paleontologia e biologia de Santa Maria, para a produção de conteúdos turísticos e de uma aplicação computacional para a “Rota dos Fósseis”+“Rota dos Centros de Ciência”.
2. Será entregue ao Centro de Ciência “Casa dos Fósseis”, sem custos, um protótipo de Realidade Virtual acerca da “Pedra-que-pica”, uma jazida de relevância internacional;
3. Vários artigos científicos e livros de divulgação científica;
4. Aumento do espólio científico da “Casa dos Fósseis”:
5. 3 workshops “Paleontologia em Ilhas Atlânticas” a realizar em Santa Maria;
6. Várias comunicações orais em congressos internacionais.