Objetivo:
O projeto PLASMAR+ pretende contribuir para o avanço do processo de Ordenamento do Espaço Marítimo (OEM) nos arquipélagos da Macaronésia, desenvolvendo novas ferramentas baseadas no conhecimento científico e tecnológico adquirido, para o período de implementação (após 2021) e apoiar o desenvolvimento sustentável do crescimento azul. A Direção Regional das Pescas intervém nas seguintes ações:
i) Determinar a importância da pesca recreativa em termos de capturas, esforço e áreas de pesca. Será feita uma proposta metodológica para a correta monitorização da atividade que contribuirá para aumentar o conhecimento da atividade na Macaronésia;
ii) Harmonizar os diferentes níveis de desenvolvimento das plataformas de OEM nas diferentes regiões e assegurar o acesso aos dados bem como a qualidade e padronização.
Descrição:
As acções do PLASMAR+, para apoiar o OEM com base no conhecimento científico e na abordagem ecossistémica, cobrem toda a ZEE das regiões da Madeira, Açores e Canárias. Entre estas ações, vale apena mencionar o sistema de apoio à decisão INDIMAR para o OEM com um total de 8 atividades marítimas (incorporação de energia offshore flutuante e pesca recreativa). O INDIMAR requer a melhoria das infraestruturas de dados para incorporar os novos resultados (como 6 novos programas de monitoramento) e para suportar até 4 aplicativos específicos, como a análise de impactos cumulativos e serviços ecossistêmicos, ou apoio ao processo de AIA. O BlueGrowth Index informará as tendências de sustentabilidade e identificará os setores com maior potencial.
Parceiros:
Universidad de Las Palmas de Gran Canaria (ULPGC)
Direção Regional dos Assuntos do Mar (DRAM)
Direção Regional das Pescas (DRP)
Gestión del Medio Rural de Canarias, S.A.U. (GMR)
Secretaria Regional do Ambiente e dos Recursos Naturais (DROTA)