Projeto: REMEDIO- REgenerating mixed-use MED urban communities congested by traffic through Innovate low carbon mobility solutions
Objetivo:
O projeto tem como objetivo reforçar a capacidade das cidades de utilizarem sistemas de transporte com baixo teor de carbono e incluí-los nos seus planos de mobilidade. Este projeto, também, implementa ações concretas em Treviso (IT), Salónica (EL), Loures (PT), Split (HR) e Sevilha (ES), para aliviar o congestionamento de trânsito, a poluição e o ruído e para melhorar a sustentabilidade dos planos de mobilidade urbana. Melhorar a mobilidade multimodal e de baixo carbono, a logística de frete e qualidade ambiental constitui também um dos seus principais objetivos.
Descrição:
O projeto aborda o desafio das áreas de alta densidade que circundam os centros da cidade, com estradas comerciais e direcionais, muitas vezes sofrendo de engarrafamento, ao ponto de se tornarem feridas na conectividade da cidade ampla e elementos de Crise económica adicional e mesmo exclusão social. Para essas estradas profundamente congestionadas, a REMEDIO propõe transformá-las em “condomínios horizontais”, formas de governança participativa que envolvem ativamente as instituições, as partes interessadas e os cidadãos e com as quais o município pode interagir diretamente.
Parceiros:
Municipalidade de Treviso (Itália)
Metropolitan Development Agency of Thessaloniki SA (Grécia Cidade de Split (Croácia)
Universidade de Sevilha (Espanha)
Instituto Superior Técnico (Portugal)
Aristotle University of Thessaloniki (Grécia)