Objetivos:
Alfa-Ama Smart Sustainable District (SSD) é um projeto na área das cidades inteligentes, que recorre a métodos participativos e inovadores e tem como objetivo tornar Alfama um bairro sustentável e de baixo carbono.
O multifacetado bairro histórico de Alfama enfrenta atualmente vários desafios: o envelhecimento da população local em contraste com um crescente afluxo de jovens profissionais, os edifícios degradados que coabitam com outros luxuosamente reabilitados e os novos negócios que competem com o comércio local há muito estabelecido.
O projeto alfa-AMA SSD propõe superar estes desafios e criar uma “Alfama mais sustentável e saudável para todos”, com especial enfoque na implementação de soluções sustentáveis integrando as alterações climáticas e a inovação no que respeita a mobilidade limpa, edifícios amigáveis e espaços públicos resilientes ao clima. As soluções desenvolvidas resultam de uma abordagem integrada e participada pela comunidade local, que visa contribuir simultaneamente para atingir os seguintes objetivos: (i) responder às necessidades dos idosos e residentes vulneráveis, (ii) aumentar o bem-estar dos seus moradores, preservando a coesão da vida social e o património cultural (iii) atrair novos residentes e (iv) encontrar um equilíbrio com o turismo sustentável.

Descrição:
O projeto Alfama SSD enquadra-se no programa de referência Smart Sustainable Districts (SSD) no âmbito da iniciativa Europeia Climate KIC. O projeto foi desenvolvido em parceria com a Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa e contou com o apoio de especialistas do Imperial College of London e da consultora South Pole. A primeira fase do projeto decorreu entre Agosto e Dezembro de 2017 e está em curso uma extensão do projeto até Junho de 2018. As soluções e ideias desenvolvidas durante o projeto foram co-desenhadas de forma participativa por um conjunto de atores locais e residentes no bairro de Alfama.

Serviço Promotor: Lisboa E-Nova

Partilhar