Objetivo:
É um grupo multidisciplinar criado a partir do trabalho desenvolvido para o SmartDest, pelos seus promotores e equipa de consultores, em conjunto com a ACIF-CCIM, Universidade da Madeira, Observatório do Turismo, SRT, IFCN, e outras entidades publico / privadas, com o objetivo, cada qual, partilhar a sua opinião e promover uma reflexão alargada sobre o Desenvolvimento de um Destino Turismo Inteligente, Sustentável, na RAM, contribuindo com o seu conhecimento para o debate de ideias.

Descrição:
O posicionamento assumido para o Turismo na RAM, reflectido nos vários documentos que o suportam, nomeadamente o Documento Estratégico para o Turismo na RAM (2015-2020), apresentado pela ACIF-CCIM, ESTRATÉGIA PARA O TURISMO DA MADEIRA RAM 2017-2021 e POT 2017-2027, assenta:
1 – Em cenários de evolução para a melhoria do desempenho do turismo da RAM, considerando as características naturais e potencialidade, pressupondo a existência de uma abordagem integrada na sua gestão, que passa pelo contacto com a Natureza nas suas mais diversas formas, complementada pelo contacto com a história, cultura, gastronomia e vinhos da região, ao longo de todo o ano, com uma orientação concertada à melhoria do bem-estar físico, mental e emocional do turista, acompanhando as tendências dos novos estilos de vida, em todos os momento da sua viagem e pressupõe o envolvimento e o comprometimento por parte das diversas entidades públicas e privadas, que actuam directa ou indirectamente no sector, na sua implementação.
2 – No pressuposto de um destino perfeitamente distinto e genuíno no panorama mundial da oferta turística, um destino que se diferencie dos demais concorrentes pelo conjunto dos seus atributos, ou qualidades que, somadas, o tornem um “must visit” na Europa, com base nas seguintes características:
• Natureza exuberante (património da humanidade)
• Clima ameno ao longo de todo o ano
• Qualidade do serviço superior
• Tradição turística (hospitalidade genuína das pessoas)
• História e Cultura
• Variedade de actividades de mar e montanha
• Próximo e acessível aos mercados
• Seguro

A aposta passa essencialmente pela oferta de produtos e actividades de natureza e aventura, tipo pedestrianismo, running, trail, BTT, etc., que propiciem experiências aos turistas durante a sua estada, especialmente integradas em áreas protegidas, como é o caso da Laurissilva e Rede Natura 2000, cada vez mais procuradas.
Por esta razão é importante a criação de um grupo de trabalho, que não só monitorize a implementação das acções já previstas no POT, como contribuam para o desenvolvimento de produtos que visem criar um destino turístico ativo, promovam experiências em contacto com a natureza (Terra, Ar e Mar), em clima ameno, com sol durante todo o ano, de forma única, estruturação e comercialização de actividades de natureza, e/ou culturais, assente no bem-estar, novos estilos de vida e na satisfação do turista, em contacto com a história, tradições e gastronomia da região, com respeito pelos princípios contidos no Código Mundial de Ética do Turismo, tendo em vista aumentar a atracção dos vários públicos turísticos, na procura mundial, como alternativa à oferta de produtos turísticos tradicionais, contribuindo para um forte instrumento de atracção de turistas que encontram nestas actividades a motivação principal da sua deslocação e valorização do destino.
Para tal é necessário investir em educação, formação, estudos, implementação de políticas públicas de gestão, conservação e preservação dos recursos naturais, definir áreas de intervenção, modos de atuação e promover o envolvimento da comunidade local e os diversos stakeholders, com vista a um desenvolvimento ambiental, económico e social, sustentável.

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