Objetivo:
• Traçar um panorama da situação atual, conhecimento existente, dados e iniciativas nas regiões do Atlântico e definição de lacunas.
• Revisão dos sistemas atuais para monitorar e registar lixo marinho e fornecer protocolos, ferramentas e indicadores para atender às necessidades de monitorização.
• Desenvolvimento de ferramentas de modelagem para prever a origem, a circulação e o destino do lixo marinho e elaboração de mapas regionais de pontos quentes de acumulação usando modelos, tecnologias de sensores remotos e sistemas aéreos, superficiais e submarinos.
• Abordar a prevenção através do desenvolvimento de melhores práticas para reduzir insumos da pesca e dos setores portuários.
• Combater a remoção do lixo marinho através da implementação de iniciativas de pesca de lixo, reduzir a presença de “artes de pesca abandonadas e descartadas abandonadas” no leito do mar e desenvolver as melhores práticas para limpeza rotineira de lixo de praia pelas autoridades locais.
• Proporcionar atividades de formação e sensibilização dirigidas a vários públicos e transferir os resultados dos projetos para as autoridades competentes e os principais interessados, a fim de melhorar a gestão e facilitar a implementação da Diretiva DQEM (Diretiva-Quadro Estratégia Marinha).
Descrição:
O Projeto CleanAtlantic visa proteger a biodiversidade e os serviços ecossistêmicos no Espaço Atlântico, melhorando a capacidade de monitorizar, prevenir e remover (macro) lixo marinho, por outro lado também contribuirá para aumentar a conscientização e mudar atitudes entre as partes interessadas e para melhorar os sistemas de gestão do lixo marinho.
Parceiros:
CETMAR (ES), INTECMAR (ES), IEO (ES), USC (ES), CEDRE (FR), IFREMER (ES), MI (IE), DGRM (PT), IST (PT), CEFAS (UK), DROTA (PT), CPMR (FR), ARDITI (PT), DGSCM, MAPAMA (ES), OSPAR (UK), DHPLG (IE), MEEM (FR), DEFRA (UK)