A promoção de alguns eventos importantes relacionados com a temática de ‘Cidades Inteligentes’ e ‘Turismo Inteligente’, nomeadamente a primeira edição do SMART FUNCHAL’17 – Cities Tourism Summit, que decorreu nos dias 11 e 12 de maio de 2017 é algo de relevante a salientar. Pensar o turismo sustentável e inteligente foi o grande objetivo desta conferência realizada na ilha da Madeira: «Smart Funchal – Cities & Tourism Summit». O município do Funchal pretende desta forma colocar o arquipélago na frente do pelotão na abordagem às estratégias inteligentes insulares.
A escolha da cidade do Funchal como anfitriã deveu-se ao fato que, para além de ser um destino turístico nacional de excelência – só em 2015, o número de dormidas no arquipélago ultrapassou os 7,1 milhões, dos quais 63% dizem respeito ao Funchal, – a cidade está também a moldar o seu caminho na implementação de soluções inteligentes. O destino passa pela liderança na inovação, criatividade e arrojo nas estratégias de smart cities insulares, cativando estudiosos, peritos e stakeholders de todo o mundo, mas envolvendo também o potencial humano local na definição de rumos sustentáveis para o futuro da cidade. Há assuntos que são particularmente caros ao Funchal e à Madeira, muitos deles têm a ver com as alterações climáticas, com as adversidades naturais, as cheias, os incêndios e outros fenómenos aparentemente incontroláveis e com efeitos deveras catastróficos. Por isso mesmo, o Funchal quer assumir-se como um exemplo de resiliência humana, com uma enorme capacidade de reconstrução a partir do caos, e temas como a prevenção, a antevisão, a planificação e a estratégia para enfrentar a adversidade vão ser também analisados e debatidos durante o Smart Funchal.
O Smart Funchal – Cities & Tourism Summit pretendeu ainda ser um ponto de encontro entre decisores, cidades e empresas, na busca de novas ferramentas que mitiguem os problemas que afetam as ilhas, como a população flutuante, a captação de talentos, a mobilidade (local, nacional e internacional), a resiliência, às alterações climáticas, entre outros.

Partilhar