Descrição:
Ao anunciar a acessibilidade porta a porta entre a origem (geralmente áreas urbanas) e o destino (muitas vezes áreas remotas), os turistas muitas vezes enfrentam ligações perdidas no último trecho da viagem, ou seja, dos centros / estação ferroviária regional ao destino final.
O transporte público é uma tarefa desafiadora em muitos sertões devido a diversos fatores que dificultam a operação das linhas regulares. Além disso, locais com frequência turística estão enfrentando uma variação na demanda dependendo das estações.
As experiências têm mostrado que um sistema de transporte responsivo à demanda (partilha / pooling / público), embutido na rede principal do transporte público regular, é uma melhoria gratificante em muitos casos: para cobrir a “última milha” na cadeia de viagens de turistas e para proporcionar aos moradores uma alternativa de uso do carro no seu dia-a-dia.
Embora vários modelos operacionais de serviços intermediários tenham sido criados e testados em vários projetos anteriores, os operadores ainda se deparam com barreiras institucionais e / ou o financiamento sustentado no longo prazo.
Aproveitando o trabalho de pesquisa e desenvolvimento anterior, as regiões criam soluções novas e personalizadas com base nas experiências. Soluções integradas adaptadas para múltiplos usuários com ferramentas de informação orientadas para grupos-alvo, entrelaçando-se com as principais linhas e hubs de transporte público e introduzindo veículos de baixa emissão e eficientes em energia, devem levar a sistemas de mobilidade regional sustentáveis e financiáveis. Por meio do intercâmbio inter-regional, foram desenvolvidas uma síntese e recomendações sobre a implementação de sistemas de transporte sustentáveis que atendam à demanda. As recomendações políticas e, assim, catapultados processos de diálogo político devem facilitar a realização de serviços de mobilidade de baixo limiar a longo prazo. Os principais resultados do projeto podem ser consultados no folheto.
Os benefícios residem no efeito ambiental positivo (tanto nos destinos como nas origens = áreas urbanas), na melhoria das acessibilidades para os residentes e na economia regional (o turismo como fator importante nas áreas rurais), que são evidenciados pelas boas práticas visitadas.
Parceiros:
Environment Agency of Austria (Aut)
Agency for the Support of Regional Development Kosice (Svk)
Regional Management of East Tyrol (Aut)
Nature Park Upper Sure (Lux)
General Governement of Catalonia (Es)