Descrição:
Ao anunciar a acessibilidade porta a porta entre a origem (geralmente áreas urbanas) e o destino (muitas vezes áreas remotas), os turistas muitas vezes enfrentam ligações perdidas no último trecho da viagem, ou seja, dos centros / estação ferroviária regional ao destino final.
O transporte público é uma tarefa desafiadora em muitos sertões devido a diversos fatores que dificultam a operação das linhas regulares. Além disso, locais com frequência turística estão enfrentando uma variação na demanda dependendo das estações.
As experiências têm mostrado que um sistema de transporte responsivo à demanda (partilha / pooling / público), embutido na rede principal do transporte público regular, é uma melhoria gratificante em muitos casos: para cobrir a “última milha” na cadeia de viagens de turistas e para proporcionar aos moradores uma alternativa de uso do carro no seu dia-a-dia.
Embora vários modelos operacionais de serviços intermediários tenham sido criados e testados em vários projetos anteriores, os operadores ainda se deparam com barreiras institucionais e / ou o financiamento sustentado no longo prazo.
Aproveitando o trabalho de pesquisa e desenvolvimento anterior, as regiões criam soluções novas e personalizadas com base nas experiências. Soluções integradas adaptadas para múltiplos usuários com ferramentas de informação orientadas para grupos-alvo, entrelaçando-se com as principais linhas e hubs de transporte público e introduzindo veículos de baixa emissão e eficientes em energia, devem levar a sistemas de mobilidade regional sustentáveis e financiáveis. Por meio do intercâmbio inter-regional, foram desenvolvidas uma síntese e recomendações sobre a implementação de sistemas de transporte sustentáveis que atendam à demanda. As recomendações políticas e, assim, catapultados processos de diálogo político devem facilitar a realização de serviços de mobilidade de baixo limiar a longo prazo. Os principais resultados do projeto podem ser consultados no folheto.
Os benefícios residem no efeito ambiental positivo (tanto nos destinos como nas origens = áreas urbanas), na melhoria das acessibilidades para os residentes e na economia regional (o turismo como fator importante nas áreas rurais), que são evidenciados pelas boas práticas visitadas.

Parceiros:
Environment Agency of Austria (Aut)
Agency for the Support of Regional Development Kosice (Svk)
Regional Management of East Tyrol (Aut)
Nature Park Upper Sure (Lux)
General Governement of Catalonia (Es)

Partilhar