Descrição:
A Europa é o destino de viagem N.1 no mundo hoje. O turismo é a sua 3ª atividade económica, com 3,4 milhões de empresas, 12 milhões de empregos e responsável por 9,7% do PIB. O setor tem se mostrado resistente à crise, com chegadas de turistas internacionais chegando a 588 milhões em 2014 e um aumento anual de mais de 4% em 2010-2015. Por outro lado, o maior crescimento do turismo nos últimos anos tem ocorrido em áreas fora da UE. As Américas registraram + 8%, e Ásia e Pacífico + 5% em 2014. A competição de destinos alternativos menos caros está aumentando, e outras regiões do mundo provavelmente substituirão a UE como a área mais visitada até 2030. Para evitar o recuo, as regiões da UE necessidade de apoiar o setor, ajudando as PME do turismo a se tornarem mais competitivas e a sua oferta mais atractiva. A diversificação da oferta e a promoção das atracções únicas da UE devem constituir uma vantagem competitiva importante para o turismo da UE.
O objetivo do projeto BRANDTOUR é melhorar a capacidade dos parceiros de apoiar o turismo através da promoção, inovação e diversificação da oferta. O projeto visa fornecer melhores instrumentos de política para desenvolver novos produtos turísticos personalizados que podem satisfazer grupos-alvo emergentes e favorecer os fluxos de entrada para a UE.
Através da cooperação inter-regional, os parceiros desenvolverão melhores instrumentos para:
– aumentar a visibilidade e a aceitação do mercado de destinos conhecidos e menos conhecidos;
– valorizar as atrações por meio de um melhor marketing, branding e comunicação;
– inovar a oferta agregando PMEs e produtos turísticos;
– aumentar as sinergias entre as partes interessadas privadas e públicas do turismo;
– entregar pacotes mais personalizados, diversificando a oferta;- alavancar cadeias de valor locais e excelência para desenvolver turismo temático e orientado para a experiência.
Estes instrumentos aumentarão a capacidade das PME do turismo da UE para enfrentar os desafios do mercado, reduzir a sazonalidade e maximizar o potencial económico do setor.
Parceiros:
Region of Crete (Gre)
Tuscany Region (Ita)
Agency for Tourism of Balearic Islands (Es)
Economic Council of East-Flanders (Bel)
Tourism Board South-Limburg (Nl)
Ministry of Economics of the Republic of Latvia (Let)