Descrição:
O ciclismo é uma história de sucesso europeia conta o primeiro título da Declaração sobre o ciclismo como meio de transporte amigo do clima. Na última década, o cicloturismo aumentou exponencialmente na Europa, tanto em termos de infraestrutura e serviços quanto de atendimento ao público. A indústria do cicloturismo gera um faturamento anual de € 44 bilhões. Representa hoje uma prioridade estratégica para muitos territórios da Europa principalmente devido ao seu potencial para atrair turismo de valor acrescentado.
O cicloturismo tirou vantagem substancial dos desenvolvimentos da mobilidade urbana ampliada com base na bicicleta. Novas populações de ciclistas estão reivindicando novas experiências trazidas por novos modelos de turismo sustentável. Isso também é extremamente desafiador para a gestão territorial e planejamento do uso do solo, uma vez que o cicloturismo representa uma oportunidade poderosa para fornecer infra-estruturas e criar serviços e empregos em áreas remotas. Nesse sentido, o patrimônio natural pode se beneficiar profundamente do cicloturismo.
Muitos territórios da Europa caracterizam-se por um extenso património natural em que o crescimento está sempre subordinado à avaliação rigorosa da preservação da biodiversidade e dos ecossistemas em risco. Lembramos que a estratégia EU2020 de promoção do desenvolvimento ambiental sustentável e do uso eficiente dos recursos é obrigatória para o lançamento de uma economia verde e competitiva. Portanto, o objetivo do ECOCICLE é que a bicicleta se torne o transporte oficial sustentável para acessar o património natural e, ao mesmo tempo, promover o renascimento econômico endógeno por meio de uma modalidade popular de turismo. A fim de determinar as melhores condições para desenvolver o cicloturismo em contexto de patrimônio natural,
ECOCICLE baseia-se na experiência da parceria, especialmente em nosso parceiro de consultoria ECF. O principal objetivo do ECOCICLE é melhorar os programas operacionais e as políticas de desenvolvimento regional para alocar FS e outros fundos de investimento (cerca de 9M € são direcionados para 24 novos projetos) em infraestruturas e apoio aos prestadores de serviços de cicloturismo.

Parceiros:
County Council of Huelva (Es)
University of Basilicata (Ita)
RDA of Nothern Primorska Ltd. Nova Gorica (Slo)
Aufbauwerk Region Leipzig Gmbh (Ger)
European Cyclists Association
Kujawsko Promorskie Voivodeship (Pol)

Partilhar