Descrição:
O potencial das Indústrias Culturais e Criativas (CCIs) no desenvolvimento de novos produtos e serviços de Turismo Cultural e Criativo (CCT) para o Crescimento e Empregos está sendo promovido pelo projeto Cult-CreaTE com mudança de política em 8 regiões.
Desafios comuns são:
– A contribuição dos CCIs para o CCT não tem recebido a atenção que merece até agora. O turismo cultural precisa dos ICCs para se reinventar parcialmente e atrair as novas gerações. Os CCIs também são uma fonte indispensável de inovação para outros tipos de turismo sustentável, normalmente “Turismo Criativo”.
– O Turismo Criativo é considerado uma nova geração de turismo cultural por envolver os próprios turistas e os habitantes locais na criação dos produtos turísticos (cocriação).
– As ICC estão numa posição estratégica para promover um crescimento inteligente, sustentável e inclusivo em todas as regiões e cidades da UE e, assim, contribuir plenamente para a Estratégia Europa 2020 e mais além, através da sua implantação para a CCT.
– Embora algumas regiões da UE tenham aproveitado muito bem este potencial extraordinário como forma de promover o desenvolvimento socioeconómico, parece, no entanto, que muitas outras não o têm aproveitado ao máximo.
– As sinergias entre o turismo sustentável e os ICC podem aumentar a visibilidade e a promoção do CCT. Essas sinergias podem contribuir para a promoção de destinos turísticos sustentáveis, uma atração de novos investimentos e criação de novas oportunidades de emprego, principalmente para os jovens e nas regiões menos desenvolvidas.
O objetivo geral é redistribuir CCIs para o desenvolvimento e promoção de estratégias de CCT, com sustentabilidade, inovações, capitalização, aprendizagem de políticas, implementação de políticas e capacitação.
Os principais resultados são planos de ação, com implementação e monitoramento de instrumentos de política melhorados em 8 regiões de destino, ferramentas de comunicação e divulgação para aprendizagem de políticas e capacitação, contribuição para políticas da UE e metas EU2020. Os beneficiários são autoridades públicas e suas partes interessadas.
Parceiros:
Vidzeme Tourism Association (Let)
Dundee City Council (UK)
Cork City Council (Irl)
European Cultural Tourism Network (ECTN)
Chamber of Comerce and Industry of Pécs (Hun), Veneto Region
Municipality of Heroic Town of Naoussa (Gre)
Nicosia City Board (Cyp)