Descrição:
Muitos territórios europeus desenvolveram fortes relações com um rio, que desempenham um papel económico e social na sua história. No coração das cidades europeias ou em áreas suburbanas, as margens dos rios oferecem um patrimônio natural, cultural e industrial excepcional, tangível e imaterial. Tratando-se de capitais regionais ou próximos de uma capital, estes destinos combinam uma oferta turística específica para zonas urbanas (visitas arquitectónicas, actividades culturais) com uma oferta turística mais natural, com desporto e lazer, em particular ligada à água e ao bem-estar. Esse ambiente natural foi historicamente protegido ou é hoje objeto de novas políticas ambientais.

É por isso que o desenvolvimento ribeirinho é uma oportunidade real para as cidades europeias criarem soluções inovadoras para o desenvolvimento do turismo sustentável. Infelizmente, as ribeiras raramente são identificadas como pontos turísticos e não são suficientemente tratadas pelas políticas de turismo. Em todo o mundo, eles sofrem com a falta de consideração das autoridades metropolitanas e conselhos de turismo, mas também com a falta de habilidades profissionais e ferramentas para os atores do turismo. No entanto, esses espaços encontram-se na encruzilhada de desafios turísticos enfrentados pelas capitais europeias, como a elevada concentração do turismo nos centros das cidades, o fenómeno da “Museumificação” das Cidades, o aumento da atenção ao desenvolvimento sustentável e as novas tendências das práticas turísticas (autenticidade, lentidão turismo, etc).

A cooperação europeia pode ajudar as autoridades de gestão responsáveis pelos fundos estruturais, estratégias de turismo ou políticas de desenvolvimento urbano a compreender melhor o que é necessário mudar e a identificar soluções através do intercâmbio de boas práticas. O projeto STAR Cities envolverá todo o ecossistema turístico existente ao longo dos rios e, a este respeito, é relevante para o objetivo específico do programa Interreg Europe que trata da proteção, promoção e desenvolvimento do patrimônio natural, da biodiversidade e dos ecossistemas.

Parceiros:
Val-de-Marne Tourism Board (Fra)
Lazio Region (Ita)
Free and Hanseatic City of Hamburg (Ger)
Public Instituition “Kaunas 2022” (Ltu)
Ljubljana Urban Region (Slo)

Partilhar